quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Amizade em cheque... ou em choque

"No momento em que se isolam os motivos e sentimentos de um ser humano para os analisar objectivamente gera-se uma injustiça fundamental. Cada pessoa é uma harmonia de solidão, decompô-la apenas pode fazer com que a sua música se torne inaudível". Inês Pedrosa


Enviei essa frase para uma amiga há um par de anos. Estava, então, lendo um dos livros que devorei da Inês, com encadernação e edição primorosas de uma editora brasileira. Já me tinha esquecido as palavras, mas a sensaçao ou as sensações que tive quando li, não, me acometem de tempos em tempos. E agora, pareceu-me tão a propósito citá-la. Ando aqui, nesta Ibéria, tentando juntar muitos pedaços de surpresa sem conseguir montar uma entidade que possa se chamar amigo/a com tudo junto, no final.

E assim, ao reler essas frases, dei-me conta de que talvez, ou muito provavelmente, estou tentando reproduzir o processo de desglose, de isolar detalhes e impactos que obtive pouco a pouco. E assim, não lhes ouço a música interna e todo o resto me parece ruído.

Faz parte do choque e tinha que compartilhar. Quem sabe agora, de hoje em diante, volte a usar meu gira-discos antigo, aquele de onde saíam os deliciosos e inesquecíveis sons das minhas amizades de juventude. Algumas ainda permanecem, mesmo que raras.

A capa dura e a foto, o resto só palavras.

8 comentários:

Luis Eme disse...

a vida abre e fecha muita coisa dentro de nós, Lóri.

sem esquecer que os mesmos anos que nos dão cabelo branco nos roubam a inocência, oferecendo o ser humano numa outra dimensão.

beijos

Lóri disse...

Luis, tuas palavras me emocionam e entristecem, pois me jogam na realidade sem nuances. Mas são muito sábias e precisas. Um presente, obrigada.

Pitanga Doce disse...

Ah Lóri, também não ando muito a fim de formatar novas amizades. Ficam sempre a perder para as antigas. Eu sei que vamos ficando isoladas (e tu que o digas)mas a primeira pergunta que nos vem é se vale a pena aprender o que a outra pessoa escreve e se ela vai nos saber ler. É isso.

Beijos de quem te sabe de cor.

Anônimo disse...

Mi gusta tus palabras. Yo pienso que la verdadera amistad jamas muere.c

Nina disse...

Ei Lóri, mt obrigada pelas palavra doces e gentis no blog :-)

Entao vc mora atualmente na Espanha? Ahh mas aí nao é tao frio, ne? Hmm, mas acho que deve ser mais frio que em Portugal, será?

Gente, essa escritora eu nao conhecia, vc recomenda entao?

A gente se fala. Volto aqui. Um beijo

Lóri disse...

Pitanguinha,

Quéisso? Nao acredito nessa historia de falta de fé para "formatar" novas amizades. Eu continuo querendo muito novas amizades, mas no mesmo quilate que as antigas. E vc vai dizer, ai pedro bó, é isso que tou dizendo. Será? Eu sigo com esperança, até mesmo qd nao tenho paciencia.
Bjs

Lóri disse...

Nina,

ecomendo sim a Ines Pedrosa, boa prosa em português e ótima prosa feminina.

E sim, a Espanha é mt mais fria que Portugal, Madrid hj de manha, pelas 9h30, batia 1,5ºC, dentro do estacionamento do Corte Ingles tava 2,5ºC e no domingo, fomos a Segovai e pegamos neve de sobra na estrada.

Mas dentro de casa é super quente, temos um tal de suelo radiante que quase abafa e tenho q ficar correndo com a comida para sitios mais frescos, mas nao me queixo.

Prazer em visitas novas!
Bjs

Luis Eme disse...

Feliz Ano de 2013, Lóri.

beijos