domingo, 28 de julho de 2013

O Papa (Francisco) é pop






Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!"

Papa Francisco


Definitivamente, há uma nova era no ar. Um homem da idade dele que fez uma maratona desde terça-feira, chega ao fim do dia de hoje com esse sorrisinho de garoto no rosto e ainda faz o discurso acima - que foi, juntamente com a foto, retirado daqui - só pode ser especial. Desde quando,  um legítimo representante da tradição judaico-cristã de culpa e sofrimento incita as multidões a serem revolucionárias e felizes?

Mas também, com o nome que escolheu, tinha que ser. Os "Joões" e os "Bentos" que me desculpem, mas depois daquele outro, descalço, de Assis, ficou difícil ser especial.

E só tendo nascido no Sul - com toda a carga socio-economica que existe na oposição Norte-Sul - para saber, com tanta naturalidade, carregar esse nome.

7 comentários:

Pitanga Doce disse...

Lóri, já me perguntei diversas vezes com que luz divina os cardeais do Vaticano elegeram este homem? Ele vai na contra mão todo o ranço da igreja. Há uma nova era, sim senhor! Ontem deu uma entrevista de meia hora ao Fantástico. Se ele fosse santo, não seria tão bom. O bom é que é Humano!

beijos e vamos acreditar por que sim, "habemos Papam"!

Lóri disse...

Ai, Pit, é isso mesmo que eu pensei. Vc conseguiu materializar o que esse papa me faz sentir. Coisa que eu sempre sonhei sentir, considerando meus anos e anos de educaçao católica, mas que so tinha sentido parecido pelo Monsenhor Brigetti, um velhinho super que me deu a primeira comunhão e anos depois, por coincidencia, me deu o crisma tb. Nao sei se é assim que se diz.

Ai, como o senhor alemão, eu já tava pensando em me declarar agnóstica. E ai, surge essa criatura de luz. Pois é, tb acho que se fosse santo não era tão bom.

QUem sabe a era de Aquario existe mesmo. Porque, assim como você, nao acredito que aqueles cardeais pudessem eleger alguém assim, não fosse muita iluminação! Beijos! Boa semana!

Olga disse...

Um fofo esse Papa, dá vontade até de levar pra casa!! E pra completar é devoto de Santa Teresinha, minha grande amiga!

Mila, precisou eu vir aqui pra saber que estás viva, graças! Estás sem ânimo até para responder aos e-mails? Não te levo mais pra comer empadinha no Salete!

Lóri, beijos, querida!

Lóri disse...

Olguinha!! Que honra ter tuas letras por aqui. Sei que vc anda por aí e quase nunca deixa registro, entao, só pode ser pela luz divina desse Papa. É isso mesmo, fofo e concordo com tudo que vc diz. E Eu nao sei a Terezinha, mas garanto que o Francisquinho o ilumina muito. Acho que vou mostrar pra vcs os Francisquinhos lindos que eu trouxe do Nordeste.

Beijos amiga e eu tb quero as empadinhas do Salete, viu?!!! Me aguarde!

Pitanga Doce disse...

Olga, aquela empadinha é 10. O garçom é que é um mala. hehe

beijos e tô voltando. Não tão rápido como gostaria, mas tô.

Alberto Oliveira disse...


Quando cheguei a Roma este mês, Francisco estava em retiro preparando a viagem ao Brasil. Conclusão: "fui a Roma e não vi o Papa" que é uma frase que há muitos Papas fez carreira em Portugal. Aliás, de todas as vezes que vou a Itália, por um motivo ou por outro os Papas estão fora. Na próxima, mando cartinha avisando que vou pois penso que Francisco não é homem para recusar um papo com um escrivão agnóstico. Nesta viagem a Itália fiz amizade com um casal do Pará. Gente boa, animada e... crente. Não havia mosteiro, basílica, igreja ou capela que não visitassem. Eu procurei as coisas mais terrenas e empenhei-me a olhar com olhos de ver a Bienal de Veneza e no regresso, a mostra "Bonjour Monsieur Matisse!" no Musée d´Art Modern et dÁrt Contemporain em Nice... de France. A missiva vai longa mas prometo mais para finais Setembro voltar às lides blogo-esféricas. Beijos amigos do seu escrivão.

Luis Eme disse...

eu não lhe chamaria "pop", mas sim popular, alguém que sabe o que as pessoas querem ouvir.

esperemos que as palavras não passem disso...

abraço Lóri