domingo, 26 de julho de 2015

Raro, em espanhol, é o mesmo que estranho, em Português

Cinco coisas que podem soar estranhas quando você anda por Espanha

1. Eles pedem desculpas se o filho tem que tocar piano ou violino as 18h. Ainda se considera técnicamente hora da siesta. Mas acham normal o vizinho de cima bater portas, arrastar cadeiras e ficar meia hora aos berros com os filhos, entre ofensas e palavrões, às 23h.

2. Você pode encontrar opções vegetarianas nos menus de alguns restaurantes, ainda que muitas dessas opções vegetarianas incluam: atum, caranguejo e/ou jamón. Quando você pergunta ao garçon a razão de serem consideradas vegetarianas, ele olha para você com ar incrédulo e responde: Porque não tem carne, evidentemente!

3. É normal a sua amiga esperar a familia para almoçar com comida fresca. As 14h, chega a filha que sai da faculdade as 13h e tem que estar de volta as 16h; as 15h30, chega a tia chegada que não está comendo carne e sim pescado grelhado; e as 16h30, chega o marido faminto que adora a comida dela fresquinha. Quando você fala com ela no dia seguinte, ela diz que a vida dela não tem nenhum sentido pois passou a tarde do dia anterior preparando diferentes pratos de comida fresca.

4. Eles adoram café com leite. No inverno, pedem para por o leite frio sobre o café quente. No verão, põem cubos de gelo. O café puro (café solo) é indispensável também o ano inteiro. No verão, com gelo; no inverno, com leite.

5. Quando um colega de trabalho faz aniversario, todos esperam que ele leve, pelo menos, um bolo ou uns doces para todos. Ninguém leva nada para ele.

Importante assinalar que o adjetivo "estranhas" é aquí usado por uma brasileira, filha de portugueses que já viveu seguidamente no Rio de Janeiro, Lisboa e Porto e há 4 anos vive em Madrid e perambula em cidades grandes e pequenas de Espanha.



2 comentários:

Luis Eme disse...

É normal que seja assim, Lóri.

Quando chegaste a Portugal também achaste muitas diferenças. :)

Abração

Pitanga Doce disse...

Pois é Lóri. Aqui, nas conversas de caserna, também se usa o "raro".

Quanto à toda essa estranhice ou estranheza, há coisas que nos custam a encarar, como termos um vizinho de porta há mais de dez anos e ainda o chamarem de Sr. Engenheiro e tu tens que acompanhar a situação. Falo do "reino tão tão distante", tu sabes.

Beijos e continua de porta aberta, que também abro a minha.