quinta-feira, 2 de junho de 2011

Coisas para fazer em Madrid antes de... II



2 - Curso rápido(íssimo) de comida japa

Bem, já ouviram falar de Groupon? Coisa de desocupado(a)s que navegam mais tempo do que deveriam pela net. Depois de um certo tempo e de não sei quantos sites, começa-se a receber um mailing desse "projeto" que parece fazer um pool de compradores para mercadorias e serviços de empresas disponíveis. Aí, 29€ por 3 horas de aula por um sushiman em um restaurante japa de verdade não me pareceram nada mal.

Some-se a isso o preço exorbitante dos restaurantes japa nesta cidade que mais parecem nouvelle cuisine nipônica. Paga-se 8€ por 4 míseras pecinhas de maki, 5€ por 2 nigiri e por aí vai. Diante deste quadro desolador, resolvi que podia fazer diferneça aprender a preparar aquele arroz de rechear maki e a cortar o sashimi em condições. Além de saber como escolher molho, gengibre, peixe etc.

Foi melhor do que eu esperava e de quebra ainda aprendi umas coisinhas sobre cultura japa, muito legal. Recomendo o restaurante panasiático Asia Tei, fica na Ayala, bem pertinho da Velasquez, bairro de Salamanca e tem um staff muito simpático e eficiente.

Ccada aluno tinha o seu kit arrumadinho em um lugar específico da mesa em U e ainda nos serviam chá verde e água além dos ingredientes à descrição.

O primeiro nigiri a gente nunca esquece!

Pra isso - e para o sashimi - uma boa faca afiada japonesa é mais que indispensável! Esse era o assistente palpiteiro mais velho do sushiman. Mais parecia um antigo samurai e não largava esse facão.
No final, makis para comer e para levar, além dos palitinhos gentilmente oferecidos.... Agora só falta disposição, pois eu consegui enrolar tudo decentemente e ainda comprei a esteirinha de bambu, alga e faca para poder exercer meu ofício recém-aprendido.

9 comentários:

Pitanga Doce disse...

Ai, que está a dar-lhe! Ó Lóri, és tu mesma? E as tradições Transmontanas? Onde ficam, mulher? E o genuíno e saboroso (hiiirc, bleerg) sarrabulho à minhota? Tu deves "trazer a avó na cabeça". Olha, com aquela musiquinha japonesa ao fundo eu caía mas era de cabeça no sushi e aí é que fazia a... como é? Ah, "diferneça". (volta lá ao texto, ver).


Ó "africano"! Volta logo de onde estejas, rapaz, que isto não vai bem! Olha a Lóri já a ficar com os olhinhos puxados e a enrolar pauzinhos em algas e nãseiquê...

Antes as pataniscas! Ao menos se entedia o que elas diziam! Fogo!

Pitanga Doce disse...

Eh pá, só tu, que hoje é sexta-feira e tá "braba", a coisa!

beijos, minha Lóri.

Lóri disse...

Ó milhere, eu graças a Deus nunca gostei de daquelas papas vampiricas feitas do sangue do bicho, como se não bastasse matá-lo com o maior alarido e não deixar nada para a família suina do pobre guardar de lembrança, enterrar ou cremar quem sabe...

E olha, o africano ta em Chicago... foi conversar com os gangster que a coisa aqui também tá preta.

E eu vou me distraindo como posso... tu sabes... Bjs pra ti, e mais ainda pra nossa botafoguense de plantão... QUe ela hj merece mais do que sempre.

Pitanga Doce disse...

Será que ela vai comer uns pasteizinhos no Bar do Adão?? A noite tá quente. Boa pra "1 chops e dois pastel". heheh Ai, Lóri o que seria te mim sem mim?

Chicago é? Lá não tem pataniscas, filha.

E viva a Olga!

Luis Eme disse...

o que vale é que não sou adepto da comida do "japo". :)

beijinho Lóri

Olga disse...

Ofereci resistência à comida japonesa. Mas fui fraca, não resisti e me apeguei. Ainda não consegui me ajeitar com os palitinhos, sem os elásticos. Mas vou me virando e degustando e aproveitando as ofertas do "Peixe Urbano", porque a coisa é cara, não?

Beijos, meninas, e viva nós!

Rosa dos Ventos disse...

Há que séculos que não te encontrava, Lóri!
Felizmente que te encontrei na Pitanga!

Abraço

Lóri disse...

Luis, há de tudo para todos... duvido que não gostasses de uma tempurazinha de legumes crocantes ou gambas. É uma friturinha super leve e crocante... a probar!

Olga, pois é, aqui é ainda muito mais caro, por isso resolvi... e, no início, eu tb tinha dificuldade, mas tem um segredo pra colocar os dedos, pergunta a quem sabe e treina, rapidinho te livras dos elásticos... vai que aparece um descolado na tua vida e que é louco por sushi!

Rosa, querida, eu te visito de tempos em tempos e até postei a tua Nina aqui em um dia de falta de inspiração, mas com toda a identificação, vê abaixo. Que bom que me encontraste!

Beijos em todos!

Pitanga Doce disse...

Atão?! Também estás envolvida nos pepinos espanhóis que afinal eram alemães? Agora nem para os cremes de beleza. Por aqui vamos "pepinando" à vontade.